Saiba Mais

Deslocamento da retina
06/04/2017

Deslocamento da retina

O descolamento da retina é um problema sério em que ocorre o descolamento da retina neurossensorial do epitélio pigmentado, podendo provocar a perda de visão e cegueira se não corrigido a tempo. A retina é uma fina camada de tecido, sensível a luz e localizada na parte interna dos olhos e tem um papel importantíssimo na visão. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos.

SUAS CAUSAS PODEM SER:

Buraco na retina

Distúrbios ou envelhecimento da retina podem-lhe originar áreas mais finas que podem favorecer a formação de buracos.

Rasgaduras na retina

O descolamento da retina devido a uma rasgadura desenvolve-se tipicamente quando existe um súbito descolamento do vítreo, causando tração na retina suficiente para criar uma rasgadura.

Tração na retina

O descolamento tracional da retina deve-se à existência de membranas fibrovasculares formadas entre a retina e o vítreo posterior. À medida que estas membranas se desenvolvem, a estrutura arquitetónica da retina é alterada, causando tração tangencial até culminar com o seu descolamento.

Acumulação de líquido sob a retina

Em determinadas condições inflamatórias ou outras perturbações, o fluido também pode acumular-se sob a retina, sem haver rasgaduras ou buracos na retina.

 

SINTOMAS:

Se atentar aos sintomas de descolamento de retina e tomar medidas atempadas é essencial, para evitar sérios danos na visão que podem em último caso levar à cegueira.

O descolamento de retina é indolor, mas há sim, sinais e sintomas de alerta que quase sempre aparecem antes do descolamento ocorrer ou avançar.

- Os sintomas de descolamento de retina podem incluir a percepção de corpos flutuantes - pequenos pedaços de detritos no campo de visão que se parecem com manchas, pelos, aranhas ou moscas que parecem flutuar na frente dos olhos. A maioria dos doentes refere-se a estas manchas como “moscas volantes”.

- Outro sintoma frequente no descolamento da retina é a percepção de “flashes de luz” no olho afetado. Este fenómeno é chamado de fotopsia.

- A percepção de uma sombra ou cortina no campo visual que aumenta à medida que o descolamento progride também é um sintoma que pode levar a perda de visão central.

- Ligeira sensação de peso nos olhos.

Em caso de algum desses sintomas deve-se consultar imediatamente um médico oftalmologista.

 

 

0 Comentário(os)

Deixe seu comentário