A melhor forma de garantir a saúde dos olhos.
O check-up oftalmológico permite detectar possíveis doenças em todas as fases da vida prevenindo a gravidade delas.
Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde dos olhos precisam ser levados a sério e os cuidados devem começar cedo.
No início de tudo
Durante a gestação, a mãe deve se prevenir por meio de vacinas ou tratamentos contra doenças como a rubéola e a toxoplasmose, que podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.
Após o nascimento, é realizada a primeira avaliação ocular no bebê por meio do teste do olhinho, um teste capaz de detectar catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.
Na vida escolar
É na infância que a visão se desenvolve e por isso, é importantíssimo se atentar a qualquer sinal de doença ocular.
No início da vida escolar podem surgir problemas como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Isso leva a diminuição do rendimento da criança na escola e se não diagnosticado no início podem levar a problemas mais sérios futuramente.
Na puberdade
Uma das doenças oculares com maior incidência na puberdade é ceratocone, doença que acomete uma a cada duas mil pessoas e provoca irregularidade da córnea que, às vezes, vem acompanhado pelo hábito de coçar excessivamente os olhos. Dores de cabeça, olhos vermelhos, olho seco, coceira e problemas de focagem após estudar, assistir à televisão ou usar o computador podem ser sintomas de doenças oculares.
Idade adulta
Por volta dos 40 anos, torna-se essencial a medição anual da pressão intraocular, principalmente em caso de história familiar de glaucoma. Além disso, uma doença ocular comum nessa faixa etária é a presbiopia, caracterizada pela condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de focar objetos de perto.
Terceira idade
Os olhos também envelhecem e se faz necessário ainda mais cuidado nessa fase, onde a catarata e a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) são bem comuns.
Consegue perceber a importância da oftalmologia desde antes do nascimento? A saúde dos olhos está relacionada a todo nosso corpo, por isso, a importância do acompanhamento anual ou até semestral.
0 Comentário(os)