Saiba Mais

SAÚDE OCULAR AO LONGO DA VIDA
25/10/2019

SAÚDE OCULAR AO LONGO DA VIDA

    A visão é um dos sentidos mais importantes da vida. Ela requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção de doenças é fundamental. A cegueira é um dos principais temores da população em geral. Não obstante a isto, diversas doenças oftalmológicas são indolores e silenciosas, apresentando sinais apenas em estágios avançados. 

   Tomando-se os devidos cuidados em todas as fases da vida, entretanto, as principais doenças da visão podem ser evitadas e diagnosticadas precocemente, garantindo assim uma boa saúde ocular.

   Os olhos precisam de cuidados como qualquer outro órgão do corpo. Por isso, a realização de exames preventivos regularmente e acompanhamento com especialista já nos primeiros meses de vida podem descartar a presença de doenças congênitas.

 

PROCESSO DE FORMAÇÃO

   Na primeira fase, até os oitos anos, o sistema visual está em processo de formação e pequenas alterações como erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) são detectados, permitindo uma melhor qualidade na visão. O mesmo ocorre na adolescência, visto que qualquer problema na saúde da visão pode trazer consequências negativas até mesmo no desempenho escolar.

   Importante considerar que as crianças se interessam cada vez mais por equipamentos tecnológicos, se expondo a tempos prolongados, podendo gerar alguns sintomas, como olhos vermelhos e irritados, coceira e cansaço nos olhos, sensação de areia, olhos secos e vontade de piscar mais.

   Na fase adulta, a partir do 40 anos, aparece a "vista cansada", como é conhecida a presbiopia. Trata-se da dificuldade de enxergar de perto. Dos 50 anos em diante, aumenta-se o risco de doenças oculares, como glaucoma, catarata e degeneração macular, por exemplo.

   Uma boa prevenção está relacionada a uma boa alimentação saudável e balanceada, dormir ao menos oito horas por dia, evitar coçar os olhos, usar óculos de grau ou sol quando necessário e, claro, visitar um oftalmologista periodicamente. Esses são hábitos ao alcance de todos que contribuem para saúde ocular.




DR. KRISTIAN SANTOS 
CRM/PR 33455

0 Comentário(os)

Deixe seu comentário